quarta-feira, 22 de setembro de 2010

entrevista















JAUNA DA COSTA CORRÊA CAÑIZARES
40epoucos, bem pouquinhos anos
mãe de 3 filhos, dona de casa...
e há menos de um mês, pedagoga por formação







segue entrevista, futuramente adequadamente formatada



1- Qual o seu objetivo em cursar uma graduação depois de tantos anos dedicados à família?

Tenho 45 anos e me formei no Magistério em janeiro de 1988, casando logo em seguida e indo morar para fora, pois meu marido é agricultor. Foram 6 anos morando na campanha, onde tive 3 filhos, motivo que me levou a vir para a cidade.A menina ( mais velha) estava com 6 anos, idade escolar, um menino com 3 anos e outro com 1 ano. Acredito ter sido uma mãe muito dedicada e preocupada com o futuro dos meus filhos. Sempre os acompanhei na escola, em seus trabalhos e estudos. Procurava sempre estar atualizada nas matérias para poder ensiná-los em suas dificuldades. Eu vivia para meus filhos e minha casa (que continuam sendo prioridade). Porém me dei conta de que tinha que olhar para mim, quando minha filha terminou o ensino médio e foi morar em Pelotas ( curso preparatório para o vestibular),em março de 2006. Ano este, em que, também, meu filho do meio entrava no ensino médio e o outro já estava na oitava série. Em pouco tempo também estariam se afastando de mim. Foi ai que senti um grande vazio, medo de ficar sozinha, longe de meus filhos. Algo natural, mas que não havia passado pela minha cabeça até o momento. “O que fazer?” vinte anos longe da escola, sem nenhuma experiência profissional. Foi ai que em maio desse mesmo ano surge o primeiro vestibular para UNIPAMPA, universidade que estava sendo implantada em Jaguarão. Uma grande oportunidade, não só para mim, mas para muitos que sonhavam com um curso superior, e que não tinham condições de se afastarem de Jaguarão para estudarem em outra cidade.



2- Como essa atitude foi encarada por sua família?

Me apoiaram muito desde o inicio, quando tive que me preparar para o vestibular. Tirei um pequeno curso pré-vestibular e estudava muito em casa, onde tinha a ajuda dos filhos e marido. Muito me ensinaram. E foi graças a este apoio e companheirismo que consegui. Fiquei surpresa quando minha filha ligou de Pelotas me dando os parabéns, pois meu nome estava na lista de aprovados no Curso de Licenciatura em Pedagogia.



3- Como foi a experiência de voltar às salas de aula depois de tantos anos?

No início foi de medo, pois eram 50 alunas, ou seja 49 colegas, pessoas de diferentes personalidades com as quais eu teria que conviver por quatro anos. Mas foi ótimo, cresci muito como pessoa e adquiri muito conhecimento. Fiz amizades que com certeza ficarão para sempre.



4- Na sua relação com professores e colegas, o fator "idade" chegou a ser um problema?

Não. Até porque, mais de 50% de minhas colegas tinham idades que variavam entre 30 á 60 anos. Mulheres, mães, esposas, donas de casa, muitas delas já com uma profissão e que viam ali um sonho sendo realizado, o de curso superior.



5- Como foi dividir-se entre os afazeres da casa e da faculdade?


Foi difícil. Muitas noites sem dormir, na frente do computador, de cadernos, livros. Muitos trabalhos, leituras, seminários, reuniões de estudos. Tudo atrelado aos afazeres domésticos, à atenção aos filhos. No início, quase que entrava em desespero, achando que não ia dar conta. Mas nunca me passou pela cabeça desistir. Já no final a coisa se tranqüilizou.E apesar de ter, além dos afazeres domésticos, filhos, faculdade, estudos, tinha um trabalho numa Escola de Educação Infantil.



6- Valeu a pena?

Com certeza. Cresci como pessoa, como ser humano. E mais, sempre tinha meus filhos e meu marido me apoiando, apesar de muitas vazes estar mais na “rua” do que em casa, ao lado deles.



7- Qual a sua pretensão agora, depois de formada, com relação à vida profissional e familiar?

A familiar é minha prioridade. Meus filhos são minha vida. Quanto a profissional, continuo trabalhando e me preparando para o concurso do Município para professor de séries iniciais. Pretendo começar uma pós em Psicopedagogia. E estou me preparando, também, para uma pós em EJA (Educação de Jovens e Adultos) na UNIPAMPA que em breve irá abrir edital.(em outubro). Estou, também cursando duas disciplinas no curso de Letras. Não pretendo parar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário